ERA DIGITAL NOS BANCOS

  • Helen n Lemos Ferreira Chaves FACULDADE MÁRIO QUINTANA - FAMAQUI
  • Alex Caiel FACULDADE MÁRIO QUINTANA - FAMAQUI
  • Luis Chamorro FACULDADE MÁRIO QUINTANA - FAMAQUI
Palavras-chave: : bancos, relacionamento, marketing, concorrência, funcionários

Resumo

A Era Digital está transformando o setor financeiro, rompendo conceitos, reinventando modelos
e aprimorando formas de trabalho. O caminho dessa transformação digital passa pelo contínuo
investimento em tecnologias e em marketing de relacionamento, utilizando base de dados e
hábitos de consumo para encantar os clientes. Passa também por capacitar os funcionários e
mantê-los atualizados e motivados, preparando-os para o novo modelo de interação. O foco na
melhor experiência do cliente é o ponto chave para que os bancos enfrentem a realidade da nova
Era e proporcionem soluções ágeis, convenientes, inovadoras e personalizadas, fazendo sua marca
presente e seu cliente um fã.
O artigo proposto em este trabalho visa abordar as mudanças do sistema bancário desde o modelo
tradicional até os tempos atuais com o avanço das tecnologias e o mundo cada vez mais
globalizado que atingem as empresas e organizações, as formas como se relacionam com os
clientes em vender seus produtos ou serviços tudo através do uso das tecnologias e interne

Referências

ASSAD, Nancy Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital; São Paulo:
Atlas, 2016.
Boletim Sindec 2018- A análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons integrados ao Sistema
Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – no ano de 2018 em
https://www.justica.gov.br/news/collective-nitf-content-1552676889.94/arquivos/boletim-sindec2018.pdf/view. Acesso em 29/06/2019.
BARBIERI,Ugo Franco. Gestão de Pessoas nas Organizações: A aprendizagem da liderança e da
inovação; São Paulo: Atlas, 2013.
Consumidor em números ano 2018 - https://www.justica.gov.br/news/collective-nitf-content1552676889.94/arquivos/boletim-sindec-2018.pdf/view. Acesso em 29/06/2019.
DRUKER, Peter. Management: tasks, responsibilities, practices. Nova York: Harper & Row, 1973.
GUMMESSON, Evert. Marketing de relacionamento total; tradução Heloísa Fontoura – 3ed. - Porto
Alegre: Bookman, 2010.
KIN, W. Chan. A estratégia do oceano azul; tradução Afonso Celso da Cunha Serra; Rio de Janeiro:
Elsevier, 2005.
KOTLER, P. Administração de marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
______________. Administração de marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing - 2. ed. - São Paulo: Atlas, 2019.
LINDSTROM, M. Lógica do consumo: Verdades e mentiras sobre porque compramos. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2009.
PEPPERS, Don; ROGERS, Martha; Marketing one to one. – Ferramentas para implementação de
Programas de Marketing Direto one to one. São Paulo: Mbooks, 2001
Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019 em parceria com a Deloitte: disponível em:
https://portal.febraban.org.br/pagina/3106/48/pt-br/pesquisa. Acesso em 23/06/2019.
Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2018 em parceria com a Deloitte: disponível em: https://s3-uswest-2.amazonaws.com/br.com.aneac/repositorio/editor/Image/febraban_2018_Final.pdf. Acesso em
23/06/2019.
A nova física nos serviços financeiros: inteligência artificial transforma o ecossistema das finanças”,
realizado pela Deloitte em parceria com o Fórum Econômico Mundial, disponível em
https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/financial-services/articles/inteligencia-artificial-financas.html.
Acesso em 23/06/2019.
SCHMITT,Bernd H., Gestão da Experiência do Cliente: Uma revolução no relacionamento com os
consumidores; Porto Alegre: Bookman, 2004.
SILVA, Fábio Gomes da; ZAMBOM, Marcelo Socorro. Gestão do relacionamento com o cliente – 3. ed.
rev. – São Paulo: Cengage, 2015.
ZEITHAML, Valarie A.; BRITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D.; Marketing de Serviços - A
Empresa com Foco no Cliente; tradução Felix NonnenmacheR; Porto Alegre: AMGH,2014.
http://www.scielo.br/pdf/rae/v34n1/a08v34n1.pdf - OS IMPACTOS DAS NOVAS
TECNOLOGIAS NAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS de Gonçalves
http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/RosemarRosaRachelMarcia.pdf - capitulo
2 TECNOLOGIAS E INFLUÊNCIA NO COTIDIANO
https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos14/982071.pdf - 3.2 GESTÃO DO
CONHECIMENTO E GESTÃO DO CONHECIMENTO DO CLIENTE
Publicado
2022-10-05
Seção
Artigos