Mobile como canal de oferta de câmbio

  • CIBELE NUNES BRASIL
  • Luís Orlando Chamorro Vergara Famaqui
  • ALEX SANDRO CAIEL
Palavras-chave: Mercado bancário, câmbio, mobile banking

Resumo

O mercado financeiro sempre foi conhecido pelo seu dinamismo e competitividade. O avanço da tecnologia possibilitou a evolução dos canais de atendimento e oportunizou o surgimento das Fintechs, tornando a concorrência do mercado ainda mais acirrada. Seguindo esse movimento, as grandes instituições financeiras buscaram se reposicionar lançando seus próprios bancos digitais e disponibilizando melhorias em seus canais de atendimento.  Um dos principais canais de atendimento do Banco do Brasil, o App BB, é uma plataforma de atendimento digital que permite aos clientes a realização de transações através de seus smartphones. Apesar de dispor de muitas funcionalidades transacionais e negociais, a disponibilização de transações de câmbio pode se configurar como um diferencial competitivo.

Referências

REFERÊNCIAS
Site da Agência nacional de telefonia móvel - ANATEL https://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/sala_imprensa/1-3-2018--9h35min25s-SMP_Janeiro_de_2018.pdf. Acessado em: 18 de abril de 2019.
Site do IBGE, mostrando o crescimento populacional brasileiro em tempo real. https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ Acessado em: 18 de abril de 2019.
https://exame.abril.com.br/tecnologia/brasileiros-consultam-celular-78-vezes-ao-dia/. Acessado em: 19 de abril de 2019.
SALES, Selma Bessa & FICHMANN, Silvia. Redes de Aprendência: uso de tecnologias digitais e formação de professores. In: Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013).
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano F. Aprendizagem Colaborativa: teoria e prática. Complexidades: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.
CUFFA, D.; ROJO, C.A.; MELLO, G. R. Gestão do conhecimento no ensino superior: Um estudo com acadêmicos do curso de administração. rev. Capital Cient. Eletr., v. 12, n.2, p. 113 -128, 2014.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª ed. Campinas: Papirus, 2014.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Editora Vozes, 9. Ed., 2014.
LIMA, Jeane de Oliveira Lima; ANDRADE, Maria Nascimento; DAMASCENO, Rogério José de Almeida. A Resistência do professor diante das Novas Tecnologias O uso das novas tecnologias na educação, segundo uma visão nova do processo ensino aprendizagem. Brasil Escola, 2017. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/aulas/aula_1/Lima_Jeane_Oliveira.pdf. Acessado em: 17 de maio de 2019.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágios e de Pesquisa em Administração . 2ª Ed. Atlas, São Paulo –SP, 2014.
SILVA, Ivanderson Pereira da; ROCHA, Fernanda de Burgos.Implicações do uso do whatsapp na educação. Revista EDaPECI São Cristóvão (SE) v.17. n. 2, p. 161-174 mai./ago. 2017. Disponível em: https://Dialnet-ImplicacoesDoUsoDoWhatszappNaEducacao-6711153.pdf. Acessado em: 24 de maio de 2019.
COSTA, R. Tele-Experimentação Móvel (Mobile Remote Experimentation) Considerações sobre uma área emergente no ensino à distância. 2005. Disponível em: < http://ave.dee.isep.ipp.pt/~rjc/Docs/2005/NewsletterISEP2005/NewsLetterISEP.pd f >. Acesso em: 15 de maio de 2019.
CORLETT, Emilayne Feitosa; PAIVA, Luiz Fernando de; FERREIRA, Ana Carolina C. A utilização do WhatsApp como ferramenta para comunicação didática pedagógica no ensino superior. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016).Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Disponível
Publicado
2019-11-23