OS IMPACTOS DO USO DA LÍNGUA MATERNA NA AQUISIÇÃO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BILINGUE

  • Fernanda Teixeira Silva FACULDADE MÁRIO QUINTANA - FAMAQUI
  • Magaly Ferrari Faculdade Mario Quintana
  • Jairo Tetelbon Seligmann Faculdade Mario Quintana
Palavras-chave: Bilinguismo; Educação Infantil; Língua materna; Aquisição de uma segunda língua.

Resumo

A aquisição de uma segunda língua pode ser beneficiada pelo uso da língua materna, diferentemente do que se acredita e é aplicado no contexto da maioria das escolas bilingues. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar quais os impactos do uso da língua materna na aquisição de uma segunda língua na educação infantil e os específicos são: mostrar o que é bilinguismo e as teorias da aquisição de uma segunda língua na educação infantil; apresentar as diferentes perspectivas em relação ao uso da língua materna como suporte para a aquisição da segunda língua; verificar os impactos dessas metodologias nesse contexto. Esta é uma pesquisa exploratória e bibliográfica, realizada por meio da análise de livros, artigos em língua portuguesa, espanhola e inglesa. A relevância deste estudo justifica-se pelo fato de ser um tema ainda pouco investigado nos meios acadêmicos. Constata-se, pelos artigos pesquisados, que o uso da língua materna (L1), como suporte para a aquisição de uma segunda língua (L2) na Educação Infantil, traz uma série de benefícios significativos. Ao oferecer um ambiente familiar e confortável, a utilização da L1 ajuda as crianças a compreenderem melhor o conteúdo em L2, construir conceitos sólidos, desenvolver suas habilidades linguísticas e reduzir a ansiedade relacionada à aprendizagem da nova língua.

 

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Publicado
2023-10-31
Seção
Artigos