A Formação de Professores na era das Tecnologias Digitais (TDIC) no contexto da sala de aula

  • João Padilha Moreira
  • Luis Chamorro Faculdade de Tecnologia Alcides Maya
Palavras-chave: Tecnologias; Professores; Inclusão, Inovação. Formação continuada

Resumo

A proposta de este trabalho nasce através de discussões e aprendizagens na disciplina
de Perspectiva da Pesquisa em Educação Matemática I do Programa de PósGraduação no Ensino de Ciências e Matemática, como propósito refletir sobre a
formação continuada de professores de matemática e o uso das tecnologias digitais de
Informação e Comunicação (TDIC) dentro da sala de aula no desenvolvimento das
práticas pedagógicas, e que hoje ultrapassa as fronteiras nacionais devido ao fenômeno
da educação a distancia modalidade utilizada no uso das tecnologias educacionais.
Trata-se de um processo amplo que vem afetando de forma direta e indireta,todos os
sistemas de ensino de educação contemporâneos como parte do fenômeno da
globalização (no uso de tecnologias e fatores econômicos que interferem no processo
educacional), ocorre em cada país em América Latina em ritmo e formas diversas de
implementar as políticas educacionais, em decorrência das necessidades culturais,
econômicas, sociais e politicas dos países. O estudo buscou investigar as questões
legais de normatização e inserção das tecnologias digitais no aperfeiçoamento da ação
docente e na formação continuada dos professores dentro da sala de aula. Destacando
o uso das tecnologias digitais (usando ferramentas computacionais dentro da sala de
aula que facilitam e motivam as praticas educativas) na formação de professores que
trabalham os conceitos matemáticos iniciais com alunos da educação básica,
posteriormentese analisou o uso das tecnologias digitais e educacionais, como forma
de facilitar a inclusão dos estudantes no nível de ensino aprendizagem, principalmente
através das tecnologias assistivas e, por fim, de ampliarnovas discussões do uso
recursos digitais para a formação dos professores no contexto de trabalho e serviço no
âmbito escolar que determina um novo desenho educacional, facilitando e
instrumentalizando e qualificando o educador para os novos desafios na era da
expansão tecnológica no mundo contemporâneo

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Publicado
2022-10-05
Seção
Artigos