Histórico

A Revista Interdisciplinar Saberes foi criada em 2017, é uma publicação de editoria da Faculdade Mário Quintana – FAMAQUI. A Revista Interdisciplinar Saberes tem como missão a produção científica, a comunicação e o debate acadêmico. É uma publicação eletrônica que se dedica à publicação de artigos da comunidade científica nacional e internacional que investiga questões de interesse das áreas das ciência humanas, ciências sociais e aplicadas e ciências da saúde.

A revista busca abarcar diferentes formatos, gêneros e estilos de produção textual, desde que com rigor acadêmico analisável. Desse modo, são publicados artigos de análise, revisões bibliográficas e ensaios originais. Salienta-se também que os textos submetidos são revisados tendo em vista que não foram previamente publicados e que não estão sendo submetidos para publicação para outro periódico ou editora de forma concomitante.

 

Objetivo e escopo

A Revista Interdisciplinar Saberes é um espaço para apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens que, a partir das mais diversas articulações e atuações em áreas e campos de produção do conhecimento, contribuam para a reflexão crítica do nosso tempo. Assim, visa contribuir na formação de pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento por meio da divulgação e disseminação de pesquisas e estudos realizados por pesquisadores, vinculados às instituições nacionais e internacionais.

 

Diretrizes éticas e detecção de plágio

A Revista Interdisciplinar Saberes dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. Qualquer forma de comportamento antiético, bem como plágio em qualquer instância, não será admitida. Por isso, a Revista Interdisciplinar Saberes utiliza softwares de detectação de plágio.

Em conformidade com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, solicitamos que os autores tomem ciência das diretrizes do COPE.

Autores que descumprirem a política contra plágio da Revista Interdisciplinar Saberes serão impedidos de submeterem artigos por um período de 5 (cinco) anos.

 

Declaração de acesso e aberto e licença

A Revista Interdisciplinar Saberes é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que o autor e a Revista Interdisciplinar Saberes sejam devidamente creditados.

 

Periodicidade de publicação

A Revista Interdisciplinar Saberes, a partir de 2025, passa a adotar o sistema de submissão contínua, tornando a publicação do artigo mais fluida. Não haverá editais para os periódicos como utilizados anteriormente. Os artigos recebidos e aprovados a partir de 2025 serão publicados em um volume por ano de acordo com a ordem cronológica de submissão e aprovação.

 

Política de avaliação de artigos e revisão às cegas

Os artigos são revisados pelo sistema avaliação dupla revisão às cegas, respeitando-se, assim, a privacidade do autor e o princípio de imparcialidade, para garantir idoneidade no processo de análise, tanto para os autores quanto para os revisores.

Os critérios de avaliação são divididos em duas etapas, a saber: Primeira Etapa: Análise e parecer quanto ao atendimento às normas da revista, aderência ao escopo e originalidade. Segunda Etapa: Análise e parecer quanto à relevância do assunto, a contribuição para o avanço do conhecimento, o impacto social e a qualidade textual.

Apenas os artigos aprovados obrigatoriamente nessas duas etapas de avaliação serão incluídos em uma das edições da Revista Interdisciplinar Saberes, de acordo com o fluxo de publicações contínuo e, em ordem de aprovação final.

O parecer dos revisores é encaminhado para o autor principal do artigo, designado no momento de preenchimento dos metadados na submissão do artigo. O autor tomará ciência do resultado da avaliação (“Aceito”, “Aceito com modificações”, ou “Recusado”).

O autor que receber o parecer “Aceito com modificações”, deverá, se assim desejar, providenciar as correções necessárias apontadas pelos revisores e submeter o manuscrito para uma avaliação na data específica informada no parecer para atender às correções solicitadas.

Qualquer mudança de status do manuscrito submetido e qualquer tipo de decisão serão comunicadas aos autores via e-mail cadastrado no sistema. Porém, cabe ao autor acompanhar todo o fluxo editorial do manuscrito submetido na plataforma OJS/PKP, uma vez que ele possui a senha para acesso.

 

Política de Privacidade

As informações disponibilizadas pelos autores e Pareceristas Ad hoc no momento do cadastro na plataforma da revista serão utilizadas exclusivamente para os serviços prestados por esta revista, não sendo fornecidos para outras finalidades ou para terceiros.

É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Interdisciplinar Saberes, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.

 

Declaração de Direito Autoral e Cessão de Direitos de Publicação

O conteúdo dos artigos é de inteira e exclusiva responsabilidade de seu(s) autor(es), que se declara(m) responsável(eis) por qualquer reclamação de terceiros quanto a conflitos envolvendo direitos autorais, isentando a Revista Interdisciplinar Saberes de quaisquer responsabilidades envolvendo sua publicação.

A cessão de direitos de publicação não acarretará nenhuma espécie de ônus para a Revista Interdisciplinar Saberes implica automaticamente a cessão integral dos direitos de publicação à Revista Interdisciplinar Saberes.

É permitida a cópia, total ou parcial, de artigo publicado na Revista Interdisciplinar Saberes, desde que devidamente citada a fonte, sendo vedado o uso comercial e a produção e distribuição de trabalhos derivados.