Contribuições das sessões de Psicomotricidade no processo de aquisição de autonomia das crianças
Resumo
ResumoOs pais sonham com filhas e filhos autônomos. As professoras desejam ver suas alunas e seus alunos, autônomos, agindo desta maneira dentro de sala de aula e tendo posicionamento nos espaços que ocupam. A sociedade, mais do que nunca e de modo pouco acolhedor, exige que as crianças sejam seres autônomos para que atuem como pessoas transformadoras das realidades, sua e do coletivo. A noção de autonomia humana é complexa. É um conceito que depende de diversos fatores culturais e sociais. Assim, sob a luz da Psicomotricidade, na abordagem relacional, proporcionamos espaço terapêutico de convivência e construção das relações entre crianças e que conta com a referência de adulto que acolhe suas demandas espontâneas de maneira horizontal nas sessões. Desta maneira, este estudo tem como principal objetivo demonstrar como as sessões de Psicomotricidade, na abordagem relacional, podem auxiliar no processo de aquisição da autonomia das crianças. Ao final desta pesquisa foi possível considerar que as intervenções psicomotoras realizadas pela psicomotricista exploraram potencialidades individuais e coletivas auxiliando o processo de aquisição de autonomia das crianças.
Palavras-chave: Psicomotricidade. Autonomia. Crianças.
AbstractParents dream of autonomous daughters and sons. Teachers want to see their students and their students, autonomous, acting in this way inside the classroom and having a position in the spaces they occupy. Society, more than ever and in an unfriendly way, requires children to be autonomous beings so that they act as people who transform realities, their own and the collective. The notion of human autonomy is complex. It is a concept that depends on several cultural and social factors. Thus, in the light of Psychomotricity, in the relational approach, we provide therapeutic space for coexistence and construction of relationships between children and which has the reference of an adult who welcomes their spontaneous demands in a horizontal manner in the sessions. In this way, this study has as main objective to demonstrate how the Psychomotricity sessions, in the relational approach, can assist in the process of acquiring children's autonomy. At the end of this research, it was possible to consider that the psychomotor interventions performed by the psychomotricist explored individual and collective potentialities, helping the process of acquiring children's autonomy.
Keywords: Psychomotricity. Autonomy. Children.
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