Whatsapp Como Ferramenta Para Compartilhamento De Saberes Em Uma Faculdade De Administração E De Recursos Humanos: É Relevante?

  • Paulo Vinicius Alves de Santana FAMAQUI
  • VANDA REGINA MACHADO FAMAQUI
Palavras-chave: Aprendizagem. WhatsApp. Tecnologias

Resumo

As novas tecnologias de informação e/ou comunicação têm possibilitado cada vez mais acesso a conhecimentos que viabilizam as pessoas se desenvolverem num processo educativo servindo como elemento de aprendizagem e também de socialização. Considerando que vivemos em uma época de profundas mudanças e transformações, onde o universo digital tem proporcionado novas formas de relações, cabe aos educadores, se apropriarem dessas ferramentas para auxiliar o aluno na condução do processo de aprendizagem. O presente trabalho aborda a utilização da ferramenta do WhatsApp numa Faculdade de administração e de Recursos Humanos como forma de interação e compartilhamento de saberes entre professores e alunos. O trabalho procurou responder à questão: O WhatsApp como ferramenta para compartilhamento de saberes em uma faculdade de administração e recursos humanos: é relevante para o incentivo à aprendizagem? Teve como objetivo geral norteador analisar a relevância da utilização do WhatsApp como ferramenta pedagógica numa Faculdade de Administração e de Recursos humanos, e para auxiliar o objetivo geral elencou-se alguns objetivos específicos: efetuar o levantamento das informações postadas pelos professores e alunos no WhatsApp por determinado período; elaborar um questionário para obter informações sobre a relevância da ferramenta; analisar e descrever os resultados. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, pois foi possível confirmar a importância da tecnologia na educação através de assuntos publicados, também foi descritiva e exploratória. Quanto à abordagem utilizou-se o método qualitativo e quantitativo, o trabalho demonstrou como resultado que os alunos que participam do grupo de WhatsApp consideram que o aplicativo tem um significado bastante relevante para sua formação e que tal ferramenta tem proporcionado o compartilhamento de um vasto conhecimento. Através desta pesquisa, pôde-se inferir que o compartilhamento de saberes através de ferramentas digitais, onde cada indivíduo colabore com seu saber, pode contribuir muito não só para a aprendizagem, mas também para a socialização e trato entre alunos e os professores.  

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Publicado
2019-11-23