Whatsapp Como Ferramenta Para Compartilhamento De Saberes Em Uma Faculdade De Administração E De Recursos Humanos: É Relevante?
Resumo
As novas tecnologias de informação e/ou comunicação têm possibilitado cada vez mais acesso a conhecimentos que viabilizam as pessoas se desenvolverem num processo educativo servindo como elemento de aprendizagem e também de socialização. Considerando que vivemos em uma época de profundas mudanças e transformações, onde o universo digital tem proporcionado novas formas de relações, cabe aos educadores, se apropriarem dessas ferramentas para auxiliar o aluno na condução do processo de aprendizagem. O presente trabalho aborda a utilização da ferramenta do WhatsApp numa Faculdade de administração e de Recursos Humanos como forma de interação e compartilhamento de saberes entre professores e alunos. O trabalho procurou responder à questão: O WhatsApp como ferramenta para compartilhamento de saberes em uma faculdade de administração e recursos humanos: é relevante para o incentivo à aprendizagem? Teve como objetivo geral norteador analisar a relevância da utilização do WhatsApp como ferramenta pedagógica numa Faculdade de Administração e de Recursos humanos, e para auxiliar o objetivo geral elencou-se alguns objetivos específicos: efetuar o levantamento das informações postadas pelos professores e alunos no WhatsApp por determinado período; elaborar um questionário para obter informações sobre a relevância da ferramenta; analisar e descrever os resultados. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica, pois foi possível confirmar a importância da tecnologia na educação através de assuntos publicados, também foi descritiva e exploratória. Quanto à abordagem utilizou-se o método qualitativo e quantitativo, o trabalho demonstrou como resultado que os alunos que participam do grupo de WhatsApp consideram que o aplicativo tem um significado bastante relevante para sua formação e que tal ferramenta tem proporcionado o compartilhamento de um vasto conhecimento. Através desta pesquisa, pôde-se inferir que o compartilhamento de saberes através de ferramentas digitais, onde cada indivíduo colabore com seu saber, pode contribuir muito não só para a aprendizagem, mas também para a socialização e trato entre alunos e os professores.
Referências
Site da Agência nacional de telefonia móvel - ANATEL
https://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/sala_imprensa/1-3-2018--9h35min25sSMP_Janeiro_de_2018.pdf. Acessado em: 18 de abril de 2019.
Site do IBGE, mostrando o crescimento populacional brasileiro em tempo real.
https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ Acessado em: 18 de abril de 2019.
https://exame.abril.com.br/tecnologia/brasileiros-consultam-celular-78-vezes-ao-dia/.
Acessado em: 19 de abril de 2019.
SALES, Selma Bessa & FICHMANN, Silvia. Redes de Aprendência: uso de tecnologias
digitais e formação de professores. In: Anais do XIX Workshop de Informática na Escola
(WIE 2013).
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano F. Aprendizagem Colaborativa: teoria
e prática. Complexidades: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba:
Senar, p. 61-93, 2014.
CUFFA, D.; ROJO, C.A.; MELLO, G. R. Gestão do conhecimento no ensino superior: Um
estudo com acadêmicos do curso de administração. rev. Capital Cient. Eletr., v. 12, n.2, p.
-128, 2014.
SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo:
Paulus, 2013.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5ª ed.
Campinas: Papirus, 2014.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência
como profissão de interações humanas. Petrópolis: Editora Vozes, 9. Ed., 2014.
LIMA, Jeane de Oliveira Lima; ANDRADE, Maria Nascimento; DAMASCENO, Rogério
José de Almeida. A Resistência do professor diante das Novas Tecnologias O uso das novas
tecnologias na educação, segundo uma visão nova do processo ensino aprendizagem.
Brasil Escola, 2017. Disponível em:
http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/aulas/aula_1/Lima_Jeane_Oliveira.pdf.
Acessado em: 17 de maio de 2019.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágios e de Pesquisa em Administração .
ª Ed. Atlas, São Paulo –SP, 2014.
SILVA, Ivanderson Pereira da; ROCHA, Fernanda de Burgos.Implicações do uso do
whatsapp na educação. Revista EDaPECI São Cristóvão (SE) v.17. n. 2, p. 161-174
mai./ago. 2017. Disponível em: https://Dialnet-ImplicacoesDoUsoDoWhatszappNaEducacao6711153.pdf. Acessado em: 24 de maio de 2019.
COSTA, R. Tele-Experimentação Móvel (Mobile Remote Experimentation)
Considerações sobre uma área emergente no ensino à distância. 2005. Disponível em:
http://ave.dee.isep.ipp.pt/~rjc/Docs/2005/NewsletterISEP2005/NewsLetterISEP.pd f >.
Acesso em: 15 de maio de 2019.
CORLETT, Emilayne Feitosa; PAIVA, Luiz Fernando de; FERREIRA, Ana Carolina C. A
utilização do WhatsApp como ferramenta para comunicação didática pedagógica no
ensino superior. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016).Anais dos
Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Disponível
em: http://docplayer.com.br/73500673-A-utilizacao-do-whatsapp-como-ferramenta-paracomunicacao-didatica-pedagogica-no-ensino-superior.html. Acesso em 18 de maio de 2019.