https://famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/issue/feed REVISTA INTERDISCIPLINAR MULTI SABERES 2024-09-25T11:22:58-03:00 Luis Chamorro lchamorro1@gmail.com Open Journal Systems <p style="text-align: justify;"><strong>A revista científica eletrônica Interdisciplinar Multi Saberes da Famaqui, é caracterizada por ser um informativo mais completo que um jornal e menos do que um livro, por possuir textos mais aprofundados que os dos jornais, com características literárias, culturais e de conhecimento de diversos saberes científicos e educacionais que registram os textos além da diversidade de detalhes que interagem com o leitor.</strong></p> <p style="text-align: justify;">&nbsp;</p> https://famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/124 O SILÊNCIO NA PSICANÁLISE 2024-09-25T11:22:56-03:00 PATRICIA RUTSATZ patriciarutsatz@gmail.com ANABEL MARLENE BABOT ALZAIBAR lchamorro1@gmail.com CLARICE PACHECO BALEJOS claricebalejos@gmail.com admin admin lchamorro1@gmail.com <p>O silêncio na clínica psicanalítica tem um valor imensurável como recurso para escuta e manejo clínico. Ao longo deste trabalho discorremos sobre alguns aspectos importantes deste silêncio no setting psicanalítico (silêncio do analista e do analisando), pontuando a importância destes silêncios, onde o analista através de uma escuta empática e amorosa consegue dar voz ao analisando, garantindo o direito de fala deste como protagonista de seu tratamento. Deixamos uma reflexão final aos acadêmicos em Psicologia. Palavras-chave: Escuta. Psicanálise. Psicologia. Reflexão. Silêncio. <br>Abstract: Silence in the psychoanalytic clinic has immeasurable value as a resource for listening and clinical management. Throughout this work we discuss some important aspects of this silence in the psychoanalytic setting (silence of the analyst and the analysand), highlighting the importance of theses silences, where the analyst, through empathetic, loving listening can give voice to the analysand, guaranteeing the right to speak of him as the protagonist of his treatment. We leave a final reflection to Psychology academics. Keywords: Listening. Psychoanalysis. Psychology. Reflection. Silence</p> 2024-05-09T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/125 O PAPEL DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS NO DESENVOLVIMENTO DE PROFISSIONAIS PARA ENFRENTAR A ERA DAS ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS 2024-09-25T11:22:57-03:00 Vanda Regina Machado vandarmachado@gmail.com Arthur Candelot Lemos vandarmachado@gmail.com Marco Antonio dos Santos Bruno lchamorro1@gmail.com Roselaine Valessa Fortes Lopes lchamorro1@gmail.com Diuly Kétlyn Zorzan da Silva lchamorro1@gmail.com Jéssica Gonzaga da Rosa lchamorro1@gmail.com admin admin lchamorro1@gmail.com <p>Introdução: vivemos em uma época veloz onde tudo acontece e muda rapidamente. Estamos na era exponencial, onde a tecnologia e a inovação são preponderantes. Em razão disso, cada vez mais as organizações são pressionadas para obter maiores e melhores resultados, por outro lado também os profissionais que trabalham nestas organizações necessitam se adaptar a este novo mundo. Este estudo teve como proposta analisar, através de uma pesquisa junto a estudantes e profissionais do mercado, a consideração que os mesmos possuem quanto a importância do papel da área de recursos humanos no desenvolvimento de profissionais para enfrentar a era das organizações exponenciais. Objetivo: este estudo teve o objetivo de analisar o papel e a relevância que a área de Recursos Humanos pode ter no desenvolvimento de profissionais para enfrentar as organizações exponenciais e para complementar e dar suporte ao objetivo geral elaborou- se os objetivos específicos a) compreender o significado de organizações exponenciais b) estudar a relevância que o RH tem na formação de profissionais para fazer frente a essas novas organizações; c) analisar o mundo VUCA e BANI e sua influência nas organizações exponenciais d) aplicar questionário para uma população de profissionais e estudantes com o objetivo de analisar sua prontidão a exigência dessas novas organizações. Também pesquisou-se autores que escreveram sobre a exigência de profissionais nesse novo contexto organizacional. Método: foi aplicada uma pesquisa quantitativa junto a uma população de 25 respondentes sendo 10 formados e 15 estudantes, sua maioria nos cursos de administração e recursos humanos. Resultados: a maioria dos respondentes são do gênero feminino, sendo 18 femininos e 7 masculinos com idade predominante de 20 a 30 anos. 72% dos entrevistados estão empregados e consideram que sua empresa investe em seu desenvolvimento profissional. Os entrevistados procuram em sua maioria se atualizar em novas tecnologias e inovação, buscando aperfeiçoamento. 68% dos entrevistados gostaria de trabalhar em uma organização exponencial e 76% considera que a área de Recursos Humanos tem papel importante no desenvolvimento de profissionais como força de trabalho para as organizações que utilizam muita tecnologia e inovação. Conclusão: através deste estudo pode-se inferir que a maioria dos entrevistados deseja trabalhar em organizações exponenciais, buscam atualização e também consideram que a área de RH tem um papel muito importante na condução do caminho para que os profissionais possam se desenvolver e acompanhar as mudanças constantes e decorrentes de um mundo cada vez mais veloz, com alta tecnologia e muita inovação.</p> 2024-05-09T14:53:32-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/126 Nociones Fundamentales de la Ciencia Política 2024-09-25T11:22:57-03:00 Amador Ruiz Araneda amadorruiza@gmail.com Luis Chamorro lchamorro1@gmail.com admin admin lchamorro1@gmail.com <p>En el presente artículos señalamos los aspectos fundamentales que implica la ciencia política, especialmente consideramos sus orígenes, autores, y diversos problemas asociados al desarrollo de esta ciencia, además señalamos los métodos y entre ellos las dos escuelas más significativas, tanto en Francia como en los estados unidos de norte américa y otros países que se han sumado a esta tendencia. Señalamos a continuación la ciencia política en América Latina y chile en particular, y de como algunas universidades nacionales incorporan esta ciencia y su metodología en los análisis de la ciencia política nacional. Al finalizar señalamos algunos aspectos relativos a la ciencia política y la ética en especial considerando los límites axiológicos que deben ser incorporados en la ciencia política.</p> <p><strong>Palabras Claves</strong>: Ciencia política, metodología, escuelas de pensamiento político, ética.</p> <p><strong>Abstract</strong>: In this article we point out the fundamental aspects involved in political science, especially we consider its origins, authors, and various problems associated with the development of this science, we also point out the methods and among them the two most significant schools, both in France and in the United States of America and other countries that have joined this trend. We then point out political science in Latin America and Chile in particular, and how some national universities incorporate this science and its methodology into the analyses of national political science. In conclusion, we point out some aspects related to political science and ethics, especially considering the axiological limits that must be incorporated into political science.</p> <p><strong>Keywords</strong>: Political science, methodology, schools of political thought, ethics.</p> 2024-05-10T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/127 Contribuições das sessões de Psicomotricidade no processo de aquisição de autonomia das crianças 2024-09-25T11:22:57-03:00 admin admin lchamorro1@gmail.com Pamela Valli Oliveira Valli Oliveira celsolm@hotmail.com Celso MASTRASCUSA FRANCH celsolm@hotmail.com <h1>Resumo</h1> <p>Os pais sonham com filhas e filhos autônomos. As professoras desejam ver suas alunas e seus alunos, autônomos, agindo desta maneira dentro de sala de aula e tendo posicionamento nos espaços que ocupam. A sociedade, mais do que nunca e de modo pouco acolhedor, exige que as crianças sejam seres autônomos para que atuem como pessoas transformadoras das realidades, sua e do coletivo. A noção de autonomia humana é complexa. É um conceito que depende de diversos fatores culturais e sociais. Assim, sob a luz da Psicomotricidade, na abordagem relacional, proporcionamos espaço terapêutico de convivência e construção das relações entre crianças e que conta com a referência de adulto que acolhe suas demandas espontâneas de maneira horizontal nas sessões. Desta maneira, este estudo tem como principal objetivo demonstrar como as sessões de Psicomotricidade, na abordagem relacional, podem auxiliar no processo de aquisição da autonomia das crianças. Ao final desta pesquisa foi possível considerar que as intervenções psicomotoras realizadas pela psicomotricista exploraram potencialidades individuais e coletivas auxiliando o processo de aquisição de autonomia das crianças.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Psicomotricidade. Autonomia. Crianças.</p> <h1>Abstract</h1> <p>Parents dream of autonomous daughters and sons. Teachers want to see their students and their students, autonomous, acting in this way inside the classroom and having a position in the spaces they occupy. Society, more than ever and in an unfriendly way, requires children to be autonomous beings so that they act as people who transform realities, their own and the collective. The notion of human autonomy is complex. It is a concept that depends on several cultural and social factors. Thus, in the light of Psychomotricity, in the relational approach, we provide therapeutic space for coexistence and construction of relationships between children and which has the reference of an adult who welcomes their spontaneous demands in a horizontal manner in the sessions. In this way, this study has as main objective to demonstrate how the Psychomotricity sessions, in the relational approach, can assist in the process of acquiring children's autonomy. At the end of this research, it was possible to consider that the psychomotor interventions performed by the psychomotricist explored individual and collective potentialities, helping the process of acquiring children's autonomy.</p> <p><strong>Keywords: </strong>Psychomotricity. Autonomy. Children.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/128 MAQUIAVEL E O PRÍNCIPE 2024-09-25T11:22:58-03:00 admin admin lchamorro1@gmail.com Romeu Machado Karnikowski1 rome.karnikowski@gmail.com <p>Nicolau Machiavelli (1469-1527), nas suas obras, especialmente, O Príncipe, assentada na utilização metodológica da verdade efetiva (verità effettuale), com base no empirismo de Guilherme de Ockham, denominado navalha de Ockham, marcou o início do realismo no pensamento político moderno, concentrando-se especialmente na Itália renascentista. Neste trabalho, ele se debruça sobre os principados, distribuídos em vinte e seis capítulos, divididos em quatro partes, onde expõe como os príncipes instauram, conquistam, preservam e administram seus principados ou repúblicas (Estados), pela virtude das próprias armas ou pela sorte das armas alheias. Os príncipes instauradores e consolidadores: conquistadores, legisladores e administradores, cujo dever principal era preservar as liberdades republicanas dos cidadãos e de seus súditos através de boas armas e boas leis. César Bórgia como modelo real de príncipe guerreiro e instaurador, porém se mostrou frágil ante as circunstâncias da fortuna adversa. <br>PALAVRAS-CHAVE: Maquiavel. O Príncipe. Principados. Estados. Verdade Efetiva. Realismo Político. Virtù. Fortuna. Príncipes instauradores e consolidadores: conquistadores, legisladores e administradores. Liberdades republicanas. Boas armas. Boas leis. Renascimento. Política. Itália. César Bórgia. <br>ABSTRACT: Nicolau Machiavelli (1469-1527), in his works, especially The Prince, based on the methodological use of effective truth (verità effettuale), based on William of Ockham's empiricism, called Ockham's razor, marked the beginning of realism in thought modern political, focusing especially on Renaissance Italy. In this work, he focuses on the principalities, distributed in twenty-six chapters, divided into four parts, where he exposes how the princes establish, conquer, preserve and administer their principalities or republics (States), by virtue of their own weapons or by luck of foreign weapons. The establishing and consolidating princes: conquerors, legislators and administrators, whose main duty was to preserve the republican liberties of the citizens and their subjects through good weapons and good laws. César Borgia as a real model of warrior prince and founder, but he proved to be fragile in the face of adverse fortune circumstances <br>KEYWORDS: Machiavelli. The prince. Principalities. States. Effective Truth. Political Realism. Virtù. Fortune. Establishing and consolidating princes: conquerors, legislators and administrators. Republican liberties. Good weapons. Good laws. Rebirth. Policy. Italy. Caesar Borgia.</p> 2024-06-19T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/130 Isto não é uma crítica e nem aquilo apenas não é um cachimbo 2024-09-25T11:22:58-03:00 Dimitrius Gonçalves Machado dimigm13@hotmail.com <p>O uso do termo crítica e suas variantes, para se referir a uma variedade de situações reconhecidas no cotidiano, tem uma circulação cada vez maior e com um peso significativo nas mídias sociais. Entretanto há uma tendência em reduzir a crítica a uma ação negativa, uma ação de falar mal de algo. Partindo dessa problemática o objetivo deste texto é propor um exercício de pensamento de modo a traçar algumas características e limites do que vem circulando como uma ação de criticar. Um ensaio de diferenciação no qual elenquei alguns excertos exemplares, que serviram de nexo de condensação de enunciações que escolhi para pensar essa questão e a partir dos quais elaborei quatro categorias de diferenciação que tenho visto serem aglutinadas ao termo crítica: opinião, ataque, crítica de contestação e crítica de análise. Ressalto que considero pensar sobre essas questões um processo educativo, um processo de subjetivação que produz efeitos de estar no mundo. Com isso, penso contribuir para uma pragmática da diferenciação de modo simples e voltada ao que se convive diariamente. A crítica precisa de fundamento, parâmetros e interrogações e as possibilidades para esses elementos são muitas, mas não são qualquer coisa, caso contrário, isto não é uma crítica.</p> 2024-09-17T00:00:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## https://famaqui.edu.br/app/webroot/ojs/index.php/saberes/article/view/131 GAMES EM AÇÃO: PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL PARA TRABALHADORAS DE TELEMARKETING 2024-09-25T11:22:58-03:00 Luana Silveira de Moraes luamoraes30@outlook.com <p><strong>RESUMO:</strong><span style="font-weight: 400;"> O presente estudo, teve por objetivo desenvolver práticas educativas com elementos da </span><em><span style="font-weight: 400;">gamificação</span></em><span style="font-weight: 400;"> em duas empresas de </span><em><span style="font-weight: 400;">telemarketing,</span></em><span style="font-weight: 400;"> com predominância de funcionárias mulheres. Pautadas na psicodinâmica do trabalho, as práticas educativas buscaram auxiliar no gerenciamento do estresse e da ansiedade no ambiente laboral,&nbsp; através do fomento da criatividade e do protagonismo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, que através do método da pesquisa-ação de Michel Thiollent (1986), procurou resolver um problema coletivo. Como resultados percebe-se um aumento de percepções mais positivas em relação ao ambiente laboral,possibilitada pela construção de uma cultura mais colaborativa e inclusiva, onde os sujeitos sentem-se mais pertencentes e acolhidos pelos ambientes&nbsp; empresariais.</span></p> 2024-09-17T20:57:09-03:00 ##submission.copyrightStatement##