Apresentação
A avaliação institucional interna (autoavaliação) está inserida no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre suas finalidades a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. De acordo com o disposto no inciso VIII do Art. 3º, da Lei do Sinaes, o “planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional” devem ser considerados nas ações de avaliação e de desenvolvimento institucional. Ainda no Art. 3º, § 2º., define-se que “para a avaliação das instituições, serão utilizados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a autoavaliação e a avaliação externa in loco”.
A autoavaliação, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES, deve ser vista como um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, mas que envolve todos os atores que atuam na instituição, a fim de analisar as atividades acadêmicas desenvolvidas. É um processo de indução de qualidade da instituição, que deve aproveitar os resultados das avaliações externas e as informações coletadas e organizadas a partir do PDI, transformando-os em conhecimento e possibilitando sua apropriação pelos atores envolvidos. Afinal, as ações de melhoria a serem implementadas pela instituição dependem de sua própria compreensão e de seu autoconhecimento. O processo de autoavaliação da IES deverá ser consolidado no Relatório de Autoavaliação Institucional, que tem por finalidades fomentar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de avaliação externa.
Com o objetivo de melhorar continuamente os serviços prestados e visando a qualidade da educação superior, a Comissão Própria de Avaliação – CPA da FAMAQUI realiza anualmente os diagnósticos junto aos principais segmentos constituídos: discentes, docentes, técnico-administrativo, egressos e comunidade externa. As informações coletadas na pesquisa de autoavaliação institucional permitem examinar e refletir sobre os procedimentos internos, visando garantir o pleno cumprimento do plano de desenvolvimento institucional e, consequentemente, da missão institucional.
COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FAMAQUI
Elaine Pagani
Coordenação da CPA
Luís Orlando Chamorro Vergara
Representante Docente
Brenda Gadelha Macedo
Representante Discente
Nataly Daniele Poncio
Técnico Administrativo
Elizer Dartora
Representante da Sociedade Civil
Resultados da CPA. Clique aqui
Receba nossas novidades
por e-mail diariamente
Telefones:
(51) 3273-3004Endereço: