FAMAQUI-EGP

Cultura Gaúcha nos Currículos Escolares a partir da Nova BNCC

confira os valores

APRESENTAÇÃO

O aprendizado constante é o que impulsiona o avanço do nosso conhecimento e das gerações futuras.   

OBJETIVO DO CURSO

Capacitar gestores e professores para auxiliar os municípios na implantação de disciplina que contemple o conhecimento sobre a cultura gaúcha, atendendo ao quesito “regionalidades” da nova BNCC-MEC, visando fortalecer e fomentar nos alunos a necessidade de pertencimento à sua terra, seu lugar e suas raízes.

PÚBLICO-ALVO

Secretarias de educação, gestores e professores municipais, e demais profissionais que atuam na área da educação.

PROFESSORES COM UM BREVE CURRÍCULO E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA 15 HORAS-AULA

 

  • Rogério Bastos

Jornalista, Historiador, com Pós-graduação em História Contemporânea e em Administração no Terceiro Setor, Radialista e Comunicador. Na Rádio Eco da Tradição apresenta o programa Chasque do MTG com a esposa, Liliane Pappen.

Autor do tema dos festejos farroupilhas do RS 2013 - "O Rio Grande do Sul no imaginário social",

Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e Diretor de Assuntos Internacionais da CBTG* - Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha

Autor do Livro: “MTG 50 anos de preservação e valorização da cultura gaúcha” e do e-book “200 anos da chegada de Auguste de Saint-Hilaire ao RS” - com diversas palestras pelo Rio Grande do Sul e fora dele, além de outros países (China, Alemanha, EUA), sobre história do RS, do Gaúcho, do Chimarrão, Folclore, entre outros assuntos.

Recentemente homenageado na Câmara de Vereadores de Porto Alegre com o Prêmio Tradicionalista Glaucus Saraiva, e pela Comissão Gaúcha de Folclore, com a Medalha do Mérito Cultural Lilian Argentina.

A IMPORTÂNCIA DO FOLCLORE NA EDUCAÇÃO

Conceitos sobre tradição, folclore, tradicionalismo; O folclore na educação; Objetivo e aplicação do folclore na escola; Festas tradicionais; Parlendas, trava-línguas, trovas, versos e quadrinhas; 2022: Centenário da Folclorista Lilian Argentina.

 

  • Liliane Pappen

Profissional da área da comunicação com mais de dez anos de experiência. Jornalista com Extensão em Marketing Digital e Pós-Graduação em Comunicação Institucional. Envolvida hámujitos anos em projetos culturais; Vice-Presidente do Instituto Escola do Chimarrão; Já palestrou em diversos estados brasileiros e nos EUA, por ocasião do Congresso da Confederação Norte-Americana do tradicionalismo Gaúcho Brasileiro, além da participação em diversos programas de televisão, inclusive do Encontro com Fátima Bernardes (Rede Globo), entre outros.

CHIMARRÃO: UMA NOVA VISÃO

Os 500 anos de história da erva-mate – O uso pelos índios, o descobrimento e disseminação do chimarrão pelos brancos, avios primitivos, evolução dos avios, carijo – processo primitivo, perseguição da igreja católica ao uso do chimarrão, desenvolvimento da produção da erva mate e dos ervais pelos jesuítas; Aspectos Medicinais da Erva-mate e do Chimarrão; O Misticismo do Chimarrão – Fatores místicos e culturais, rituais do mate, simbolismos e curiosidades do chimarrão; Os Mandamentos do Chimarrão – Recomendações práticas de comportamento numa roda de mate; A Socialização do Chimarrão – Aspectos sociais e gregários do ser humano. Inclusão social e simbologia da Roda de Mate, troca de experiências, respeito e valorização do idoso, fortalecimento da cultura local; Chimarrão com Arte – Até 36 modelos diferentes de preparo do chimarrão; Propriedades medicinais e nutritivas da erva-mate; benefícios da erva-mate; o fator humano e social do chimarrão; os dez mandamentos do chimarrão; Parte técnica: os avios do mate; maneiras de curtir (curar) a cuia; oficina de chimarrão (prática).

 

  • Luciano Ricardo Fleck

Professor do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual, Licenciado  em História pela Unisinos e Pós Graduado em Gestão Escolar. Atualmente exerce a função de Diretor Artístico da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha - CBTG.

UM RÁPIDO PASSEIO PELA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL

Uma abordagem que vai desde a formação inicial do território até a chegada das etnias que construíram nossa sociedade e imprimiram sua marca na elaboração do nosso perfil social e cultural. A composição da identidade do gaúcho.

 

  • Marisa Dal'Osto Rossa

Atua na área de Recursos Humanos, com ênfase em recrutamento, seleção e treinamento de pessoal. É formada em Administração com especialização em Psicologia do Trabalho.

Foi Diretora cultural da 5ª região tradicionalista, atualmente exercendo a função de Assessora da Vice-Presidência de Cultura do MTG/RS.

CONTRIBUIÇÃO GASTRONÔMICA DOS POVOS FORMADORES DO RIO GRANDE DO SUL PARA A MESA DO GAÚCHO

Formação étnica do povo rio-grandense: índio, espanhol, português, açoriano, negro, alemão, italiano, polonês e sua influência na comida típica e na cozinha gaúcha legada por tais etnias.

 

  • Neusa Marli Bonna Secchi

Graduada em História, com pós graduação em Folclore. Foi presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e Conselheira da Comissão Nacional. Na área do folclore realizou e realiza pesquisa, projetos, publicações, palestras e seminários com propósito de orientar e informar o professor na aplicação do Folclore no processo de Ensino-Aprendizagem. No ano de 1995 aplicou no município de Porto Alegre e demais municípios pertencentes à 1ª Região Tradicionalista/MTG o Plano Piloto: “Tradição e Folclore na Escola”. Paralelamente, realizou o Projeto “Ciranda Escolar” durante os Festejos Farroupilhas.

Foi agraciada com muitos troféus e medalhas, destacando-se: “Mulher Farroupilha do RS”; “Destaque Folclore” conferido pela Secretaria Estadual da Mulher; Medalhas: “Dante de Laytano” e “Lilian Argentina” conferidas pela Comissão Gaúcha de Folclore.

FOLCLORE NA ESCOLA: APLICAÇÃO PEDAGÓGICA

Brinquedos e Brincadeiras; Folclore e Educação; Inclusão de conteúdos sobre culturas populares tradicionais, como temas curriculares transversais; Como inserir Folclore no planejamento escolar; Importância do Folclore Infantil na formação da criança; Uso do Folclore como método didático; Principais brinquedos e brincadeiras tradicionais e sua aplicação na sala de aula.

 

  • Renata De Cássia Pletz

Professora graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa; Pós-Graduada em Literatura; Especialista em Educação e Contemporaneidade. Ativista cultural e palestrante sobre temas que envolvem a cultura gaúcha; foi Diretora Cultural da 2a Região Tradicionalista por três oportunidades; foi Conselheira do MTG/RS; escolhida Patrona dos Festejos Farroupilhas de São Jerônimo em 2019; Agraciada com a Medalha Mérito Cultural Lilian Argentina, da Comissão Gaúcha de Folclore; Recebeu o prêmio Mérito Farroupilha Glaucus Saraiva; Agraciada com a Comenda João de Barro do MTG/RS e com a honraria Anitas do Nosso Tempo; Atualmente é 2a Vice-Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e Vice-Presidente de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS.

LITERATURA REGIONAL: DOS PRIMÓRDIOS À CONTEMPORANEIDADE

Um estudo cronológico da Literatura do Rio Grande do Sul, desde o surgimento do Partenon Literário aos dias atuais, com ênfase em CONTOS GAUCHESCOS E LENDAS DO SUL, de João Simões Lopes Neto, bem como a vida e obra de tão significativo e importante escritor gaúcho.

 

  • Ivo Benfatto

Bacharel em Ciências Militares - Academia Militar das Agulhas Negras, Resende/RJ, 1972; Pós Graduado em Psicopedagogia Escolar  - Centro de Estudos de Pessoal, Rio/RJ, 1984;Mestre em Operações Militares, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais - EsAO, RJ;Professor de Língua Portuguesa – Magistério do Exército Brasileiro, 1988; Bacharel em Administração –Pontifícia Universidade Católica – Campinas/SP,1983.

Pesquisador, palestrante  nas áreas de folclore e tradição sobre temáticas regionais do Rio Grande do Sul. Folclorista, tradicionalista e escritor. Conselheiro Benemérito do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Vice-presidente da Comissão Internacional da Tradição Gaúcha – CITG, para o Brasil.1º Vice-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho/1997.Vice-presidente Administrativo do Movimento Tradicionalista Gaúcho/1998. Vice-presidente de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho – 2007/2008.Diretor de Cultura da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, 2009/2010.Conselheiro e Vice-presidente da Confederação Internacional da Tradição Gaúcha  - CITG, para o Brasil 1991/1994.Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore – 2009/11, 2011/13, 2013/15, 2015/17.Vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore – 2017/20.Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Santos Herrmann 2013/19. Membro Efetivo do Instituto de História e Tradição do RGS – 1999/2019. 1º Vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore/2019-21. É autor dos livros “Símbolos Cívicos do RS: Uma Herança Farroupilha” -2008, “Nossos Símbolos: Nosso Orgulho” – 2007.

NOSSOS SÍMBOLOS, NOSSO ORGULHO

Heráldica: a Bandeira Rio-Grandense; O Hino Rio-Grandense; O Brasão de Armas Rio-Grandense. Nossos símbolos: a planta, o animal; a flor; o cavalo; a planta medicinal; a bebida; o prato típico; a Chama Crioula; o Galpão de Estância; o Laçador; a simbololgia do Rio Grande do Sul na escola.

 

  • Ilva Maria Borba Goulart

Graduada em História e Funcionária pública aposentada do município de Alegrete; Presidente da Associação dos Funcionários Públicos Municipais; Foi Diretora Municipal de Cultura de Alegrete. Coordenadora da 4ª Região Tradicionalista por 13 anos. Pesquisadora e coautora do livro de Indumentária Gaúcha do Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS. Ministra palestras e desenvolve pesquisas sobre o tema em todo o estado e fora dele. Atualmente é a Vice-Presidente de Administração e Finanças do Movimento Tradicionalista Gaúcho do RS.

O VESTIR GAÚCHO ATRAVÉS DOS TEMPOS

Um estudo da indumentária sul-riograndense desde os trajares históricos até a pilcha atual.

 

  • Thiago Paese Savaris

Graduação em Administração - habilitação em Recursos Humanos - Faculdade da Serra Gaúcha/2007. Especialização de Gestão Estratégica de Pessoas e Competências - Faculdade da Serra Gaúcha/2008. Extensão de Capacitação em Docência do Ensino Superior- Faculdade da Serra Gaúcha /2009. MBA em Gestão de Pessoas- Unisinos /2010. Mestrado acadêmico em Administração - Universidade de Caxias do Sul- Caxias do Sul /2017. Formação Avançada em Neurobusiness- Fundação Getúlio Vargas/2019. 

 

Profissional de Gestão de Pessoas desde 2009, com experiência em remuneração, benefícios, treinamento e desenvolvimento, gestão da performance, com projetos independentes e em território internacional, com certificações de GPTW e Top Ser Humano.
Acordeonista e vocalista desde 1992, participando de rodeios, Enart, Cirandas, Entreveros e eventos diversos da entidade, região tradicionalista e estado. 
Participante de rodeios e ENART como intérprete solista vocal e declamador. 
Ensaiador de grupo de dança para o ENART nos anos de 2001, 2012 e 2015. 
Vice patrão de entidade nos anos de 2013 a 2015. 
Projetos culturais de preparação de prendas para o estadual. 
Avaliador do ENART nos anos de 2004, 2017, 2018, 2021 e 2022. 
Avaliador do FEGADAN no ano de 2017. 

 

A CONSTRUÇÃO DA CANÇÃO REGIONAL GAÚCHA

Refletir sobre a construção o legado da canção regional gaúcha nestes 50 anos do fenômeno do Nativismo no Rio Grande do Sul, investigando suas origens e os seus percursos.

 

  • Manoelito Carlos Savaris

Graduado em Licenciatura Plena em História e Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar, Porto Alegre, RS. Tem experiência profissional como Oficial da Brigada Militar e Assessor Legislativo.

ATIVIDADES TRADICIONALISTAS

Patrão de Centro de Tradições Gaúchas – CTG; Heróis Farroupilhas (Caxias do Sul, RS - 1992 e 1993); Campo dos Bugres (Caxias do Sul, RS – 2004 e 2017 a 2020); Coordenador da 25ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho Região da Serra – Caxias do Sul (1996 e 1997); Vice Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG e Vice Presidente da Fundação Cultural Gaúcha. (1999 e 2000); Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG e Presidente da Fundação Cultural Gaúcha – MTG (2001 a 2003; 2005 e 2006; 2014 e 2015; 2021...); Presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – FIGTF (2007 a 2010); Vice-presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – CBTG (2010 a 2011); Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha – CBTG (2011 – 2013); Conselheiro de Cultura do Estado (2012-2014); Conselheiro da CITG (Confederação Internacional da Tradição Gaúcha) 2013-2015.

OBRAS PUBLICADAS

Transporte rodoviário de produtos perigosos, SAGRA, 1989; Breve Histórico da Academia de Polícia Militar. Comissão Editorial da BM, 1990; Você: Motorista 100%. SAGRA, 1991; Manual de produtos perigosos, SAGRA, 1993. (3ª Edição em 2004); A Segurança Pública em Caxias do Sul, SAGRA, 1994; Rio Grande do Sul – História e Identidade, MTG, 2008 (2ª Edição em 2017); Manual de Tradicionalismo Gaúcho, MTG, 2013 (2ª Edição em 2017); A Família Savaris no Brasil, Bastos Produções, 2018.

 

O RIO GRANDE DAS GUERRAS E REVOLUÇÕES

Uma construção histórica sobre as revoluções e o desenvolvimento da cultura gaúcha. Conduzir para a compreensão do gaúcho e seu espírito militarista e sua formação sociocultural, a partir do estudo das diversas guerras e revoluções que envolveram a sociedade sul-rio-grandense.

 

PROFESSOR(A)

  • ROGÉRIO BASTOS - Jornalista, Historiador, com Pós-graduação em História Contemporânea e em Administração no Terceiro Setor, Radialista e Comunicador.
  • LILIANE PAPPEN - Jornalista com Extensão em Marketing Digital e Pós-Graduação em Comunicação Institucional.
  • LUCIANO RICARDO FLECK - Professor do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual, Licenciado em História pela Unisinos e Pós Graduado em Gestão Escolar.
  • MARISA DAL'OSTO ROSSA - Graduada em Administração com especialização em Psicologia do Trabalho.
  • NEUSA MARLI BONNA SECCHI - Graduada em História, com pós-graduação em Folclore.
  • RENATA DE CÁSSIA PLETZ - Professora graduada em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa; Pós-Graduada em Literatura; Especialista em Educação e Contemporaneidade.
  • IVO BENFATTO - Bacharel em Ciências Militares.
  • ILVA MARIA BORBA GOULART - Graduada em História.
  • THIAGO PAESE SAVARIS – Graduação em Administração, Especialização de Gestão Estratégica de Pessoas e Competências, e MBA em Gestão de Pessoas.
  • MANOELITO CARLOS SAVARIS - Graduado em Licenciatura Plena em História e Curso de Formação de Oficiais.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

15 horas

LOCAL/DATA/HORÁRIO

Faculdade Mário Quintana - FAMAQUI - Formato On-line - 21 a 25/11/2022 - Das 19h às 22horas

INVESTIMENTO

Valor total do Curso: R$ 397,00

INSCRIÇÃO

Entrar em contato:

E-mail: contato.egp@famaqui.com.br

Tel. Cel.: (51) 3273-3004 ou Whats (51) 99900-5227

 

APOIO

Contamos com o apoio do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que busca congregar os Centros de Tradições Gaúchas e entidades afins, visando preservar o núcleo da formação gaúcha e a ideologia consubstanciada nos estudos da história, da tradição e do folclore.

Tiago R. Zagonel

Graduado em Administração, mestrado em Desenvolvimento e doutorado em Agronegócios. Experiência na área da docência em Institutos, Faculdades e Cooperativas educacionais. Atuação em Arranjos Produtivos Locais (APLs) e no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Atualmente, professor e responsável pela gerência de negócios da Faculdade Mário Quintana – FAMAQUI. 

 

Link para acessar o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8934971875976889

Não há valores de mensalidades disponíveis no momento.

Professor(a) responsável do Curso

Tiago R. Zagonel

tiagozagonel@famaqui.com.br saiba mais

Quer estudar você
também na Famaqui?

Ou entre em contato
pelo whatsapp

Receba nossas novidades
por e-mail diariamente