Graduação

Bacharelado em Fisioterapia

confira os valores

O curso de Fisioterapia da Faculdade Mario Quintana - FAMAQUI, tem o desafio de ser um diferencial entre os outros cursos de fisioterapia no Estado do Rio Grande do Sul.

O novo curso de Fisioterapia acrescenta valores a este compromisso incluindo assim as ciências Fisioterapêuticas com novos paradigmas, avanços científicos de valor técnico e social, promovendo novas reflexões político-pedagógicas, revendo os espaços no mercado de trabalho, fazendo uma nova leitura da sua formação a partir dos documentos existentes, atendendo às exigências de capacitação e as resoluções dos órgãos normatizadores.

O curso de fisioterapia da FAMAQUI tem como elementos norteadores a Lei de Diretrizes e Bases – LDB ( Lei 9394/96 ) e a Resolução CNE/CES 04 de 19 de fevereiro de 2002.

No curso de Fisioterapia da FAMAQUI você já inicia a prática clínica supervisionada no primeiro semestre e esta prática se extende ao longo de todo o curso.

 

Coordenador do curso:

Prof. MSc. Fernando Antonio de Mello Prati

 

Vagas oferecidas:

 

20 matutino

30 noturno

 

Conceitos:

A Fisioterapia é uma profissão da área da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica,  da sinergia funcional, e da  patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

O Fisioterapeuta é um profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço. Usa do conhecimento técnico e científico promovendo a saúde ou recuperando as funções perdidas, sejam elas motoras e/ou  sensoriais em decorrência dos distúrbios dos órgãos e sistemas do corpo humano. Além disso promove a saúde através de ações conjuntas com a equipe a partir de políticas públicas. A sustentação legal da profissão de fisioterapeuta está  baseada  pelo Decreto-Lei 938/69, Lei 6.316/75, Resoluções do COFFITO, Decreto 9.640/84, Lei 8.856/94.

 

Mercado de trabalho

A cada vez mais o fisioterapeuta vem sendo procurado em seu consultório ou clínica. Os resultados vindos dos diversos tratamentos feitos pelo fisioterapeuta ganham espaço no mercado de trabalho. O ato fisioterapêutico tem suas bases na evidência científica e as pesquisas feitas na área permitem grandes avanços inclusive no campo da tecnologia e novos procedimentos terapêuticos.

 

Áreas de atuação:

Fisioterapia Esportiva

É uma das áreas mais conhecidas e uma função fundamental e importante em centros esportivos e de treinamentos. Não é segredo que os esportes envolvem grandes negociações. Dessa forma, ter um esportista machucado e sem condições de desempenhar sua função causa prejuízo à sua equipe. Sendo assim, é crucial o trabalho desenvolvido por fisioterapeutas nessa área.

Fisioterapia em Acupuntura

Trata-se da aplicação da acupuntura  e também de outros procedimentos da medicina tradicional chinesa.

Fisioterapia do Trabalho

A área tem a função de manter a saúde do trabalhador e prevenir ou tratar lesões ou qualquer outra disfunção decorrente de sua atividade profissional.

Fisioterapia Neurofuncional

O fisioterapeuta pode ajudar pacientes que têm limitações físicas ou neuromotoras decorrentes de doenças neurológicas ou degenerativas, a fim de garantir sua autonomia.

Fisioterapia Aquática

Essa área de atuação engloba a utilização da água em diferentes contextos para promover a recuperação respiratória, o fortalecimento muscular e o alívio de dores, entre outros problemas. O trabalho com água se dá por meio de imersão, banhos, ingestão de águas naturais, ambientes termais com o uso de vapores e lamas, compressas, vaporização, dentre outros.

Fisioterapia Cardiovascular

Trabalha com intervenções para prevenir os fatores de risco cardiovascular e garantir melhores condições físicas e mentais dos pacientes com doença cardiovascular crônica. Os profissionais atuam também com a recuperação de pacientes após um infarto do miocárdio por exemplo.

Fisioterapia Respiratória

Trata de doenças respiratórias agudas ou crônicas que podem ocasionar disfunções no ato respiratório, no metabolismo muscular e na oxigenação sanguínea.

Fisioterapia Dermatofuncional

Esse segmento é voltado principalmente à estética e reparação. O profissional ajuda em tratamentos como o de redução da gordura localizada, flacidez da pele, estrias, cicatrizes e outros tipos de condições que a pele apresenta.

Fisioterapia em Gerontologia

Trabalha com atenção e cuidados a idosos, com ênfase em sua qualidade de vida, bem-estar e mobilidade.  

Fisioterapia em Oncologica

A assistência a pacientes com câncer  ou com sequelas da doença. Também é uma das especialidades do fisioterapeuta. O profissional atua inclusive no pré-operatório, no preparo do paciente para o procedimento e redução das sequelas.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Acompanha e trata disfunções causadas por doenças, traumatismos ou lesões ortopédicas e traumatológicas.

Fisioterapia em Saúde da Mulher

Compreende o trabalho com as especificidades do corpo da mulher. Desenvolve a cinesioterapia íntima, que ajuda a diminuir sintomas da menopausa, no tratamento de incontinência urinária, auxilia com a redução de cólicas menstruais e a preparar o corpo para o parto.

Fisioterapia em Osteopatia

Nessa área, o profissional trabalha com a manipulação musculoesquelética para tratar doenças e aliviar sintomas de dores.

Fisioterapia em Quiropraxia

Nesse campo de atuação, o fisioterapeuta ajuda com a prevenção de doenças ou seu agravamento e recupera fisicamente o paciente.

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Trabalha com condições de pacientes que sofrem complicações clínicas e necessitam de acompanhamento contínuo. Esse trabalho é realizado em conjunto com outros profissionais.

Os profissionais de Fisioterapia atuam em hospitais, ambulatórios, clínicas especializadas, centros de treinamentos, cubes esportivos em geal,  SPAs, academias, centros de estética, Instituições de Longa Permanência - ILP, casas de repouso, empresas além da  pesquisas e saúde pública.

 

Corpo docente:

O corpo docente do curso de Fisioterapia é constituído de profissionais com ampla experiência clinica e docente. Para o primeiro semestre a ser oferecido o corpo docente é constituído pelos seguintes professores:

 

Alex Caiel- MSchttp://lattes.cnpq.br/8002123290914728

Antônio Alberto Fernandes- Espechttp://lattes.cnpq.br/3984032545060458

Cleto Emliano Pinho-Espec ( Dr. Honoris causa)   http://lattes.cnpq.br/0921106858140524

Cristiane Moro dos Santos MSc    http://lattes.cnpq.br/3921734391920894

Fernando Antonio de Mello Prati – MSc http://lattes.cnpq.br/3721538309951640

Obs. Com o avançar dos semestre estaremos publicando os nomes dos professores.

 

Fernando Prati

Manhã

Disciplinas Créditos Matrícula Nº Parcelas Valor da mensalidade com desconto pagando em dia Valor da mensalidade

5

20

696,52

1.972,58

Noite

Disciplinas Créditos Matrícula Nº Parcelas Valor da mensalidade com desconto pagando em dia Valor da mensalidade

5

20

696,52

1.972,58

* Consulte descontos para as empresas conveniadas

Quer estudar você
também na Famaqui?

Ou entre em contato
pelo whatsapp

Cursos relacionados

Confira outros cursos disponíveis

Receba nossas novidades
por e-mail diariamente