Pós Graduação Lato Sensu de Especialização em Arteterapia

confira os valores

Área de conhecimento: Área da educação, artes, saúde e social

Justificativa:

O curso de especialização em Arteterapia visa uma formação que possibilite aos participantes intervir na sociedade em níveis pedagógicos, terapêuticos e organizacionais. A arteterapia é um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo pessoal, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística. É uma maneira de usar a arte como uma forma de produção a favor da saúde, bem como de comunicação entre a pessoa com ela mesma - quando usada para auto entendimentos, assim como uma ferramenta profissional entre um cliente e/ou aluno. Na prática, a arteterapia consiste no uso de recursos artísticos, visuais ou expressivos como elementos terapêuticos, sendo uma atividade já reconhecida como profissão em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

Objetivos:

O curso de especialização em arteterapia tem como objetivo proporcionar a todos os participantes que atuam de forma direta ou indireta na arte, na educação, na saúde e nas demais áreas, um suporte teórico-prático sobre a arteterapia e sua aplicabilidade.

A pós-graduação visa desenvolver as capacidades naturais de cada aluno, capacitando para a interpretação através das expressões artísticas, atendendo os anseios particulares de auto realização e de atuação como arteterapeuta. O curso é pautado por referenciais teóricos e metodológicos, bem como toda a fundamentação psicológica necessária. Dando assim habilidades para que os arteterapeutas possam atuar profissionalmente em todos espaços, como: educativos, empresariais e clínicos.

Concepção do Curso:

Este curso atende às exigências da UBAAT - União Brasileira das Associações de Arteterapia e está registrado junto a AATERGS – Associação de Arteterapia do Rio Grande do Sul. A arteterapia está incluída no CBO - Código Brasileiro de Ocupações, do Ministério de Trabalho (CBO 2263-10) Regularizada como profissão pelo PROJETO DE LEI N.º 3.416-A, DE 2015.

Local da oferta / Endereço / CEP / Telefone / e-mail:

Famaqui: Avenida Osvaldo Aranha, 642 – Bom Fim – Porto Alegre – RS
Famaqui Comunidades: Rua Santo Antonio, 807 - Bom Fim - Porto Alegre - RS

Psique - Clínica Terapêutica - Rua Felicíssimo de Azevedo, 1362 / CEP: 90540-110 / Telefone: (51) 9 9334.3821 / psiquers@hotmail.com / site: psiquers.com

Carga Horária do Curso:

560 horas.

Período em meses:

Periodicidade: Anual

Data prevista de início:

07/03/2022

Documentos para Matrícula:

Para a matrícula serão necessários: O Diploma de conclusão de curso superior de graduação (original e cópia frente e verso); Carteira de identidade e CPF (original e cópia); Foto 3 x 4 (recente) e Comprovante de Endereço.

Metodologia:

A metodologia de ensino aborda a exposição dialogada, onde são integrados a teoria e a prática, resolução de exercícios e discussões em grupo enfatizando a verificação de atividades anteriores e posteriores às aulas presenciais com o objetivo de estimular a reflexão. Será também elaborado o trabalho de conclusão de curso

Sistema de Avaliação:

A cada disciplina do curso, são feitas avaliações por meio de provas, exercícios, trabalhos e envolvimento em sala. Será considerado aprovado, o estudante que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada disciplina, no Trabalho de Conclusão do Curso e atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso.

A escolha dos instrumentos de avaliação é de responsabilidade do professor de cada disciplina, devendo constar expressamente no plano de ensino da disciplina.

Controle de Frequência:

A frequência mínima exigida é de 75% da carga horaria total do curso conforme Resolução nº. 1de 08/06/2007.

Trabalho de Conclusão:

O trabalho de conclusão, cujo objetivo é aprofundar o tema escolhido pelo aluno, realizar-se-á por meio de uma monografia que deverá ser entregue até 90 dias após o último dia letivo mediante protocolo na Secretaria da faculdade e apresentada à uma banca examinadora em data, horário e local a ser definido pela Coordenação do Curso.

Haverá orientação presencial periódica de um professor(a) orientador(a) que, obrigatoriamente, faça parte do grupo de professores do Curso. Após defesa perante a Banca Examinadora e mediante a aprovação, deverá ser entregue uma cópia do trabalho na Biblioteca da faculdade.

22. Certificação

A certificação na modalidade de Pós Graduação Lato Sensu em Arteterapia será conferida pela FAMAQUI por meio da Secretaria Acadêmica mediante o cumprimento das exigências do Curso pelos estudantes. A certificação atenderá os termos da Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018.

23.  Investimento

Matricula: R$150,00

Mensalidades: 30x de R$570,00

Bárbara Gehrke Rohde