Pós-Graduação

Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora

confira os valores

Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora

 

Modalidade EAD

 

Tempo: 18 meses, carga horária 420 h/a

 

Coordenação: Instituto Educacional Essência do Saber

Coordenador: Mário Augusto Pool

 

Apresentação do curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, intitulado Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora, oferecido na modalidade a distância, com turma corporativa exclusiva para os professores de cada localidade, é coordenado pelo Instituto Educacional Essência do Saber, em parceria com a Faculdade Mário Quintana — FAMAQUI, e oferecido dentro do Programa Digitvs de formação docente para turmas In Company.


O Programa Digitvs, braço do Instituto, promove a formação e a qualificação docente para enfrentar os desafios da educação contemporânea, com uma metodologia própria, que parte de um amplo diagnóstico e volta seus olhos para as características de cada grupo de professor, de cada escola, de cada município, de cada região e cultura.


O Programa personalizado propõe uma estratégia pedagógica ampla e inteligente, capaz de promover a formação continuada, sem desrespeitar a individualidade do professor, seu ritmo de aprendizagem, suas potencialidades e saberes já consolidados. Professores e estudantes devem seguir a mesma trilha, pois têm a mesma importância no escopo do processo de educação escolar. Ambos necessitam crescer continuamente, com uma capacitação continuada e não fragmentada. Ambos necessitam de aprimoramento e capacitação para os novos tempos. E exigem um contínuo, permanente e intenso aprendizado.


O fato é que crianças e adolescentes já não são os mesmos de séculos e décadas atrás. Agora, o elemento primordial de eficiência para o ensino-aprendizagem é a INTERAÇÃO. O Programa acredita que estudantes apresentam aproveitamento muito melhor, quanto maior for a sua interação com o meio e os agentes educacionais, quando ele não for um elemento passivo em sala de aula, e quando perceber que seu processo educativo interage com o seu mundo e lhe possibilita crescer e empreender novos projetos de vida.


Neste sentido o relatório confiado pela UNESCO à Comissão Internacional em Educação no Século XXI definiu os quatro pilares da educação moderna são:


a) Aprender a conhecer.
b) Aprender a fazer.
c) Aprender a conviver.
d) Aprender a ser.


Assim, a comunicação, em interseção com as tecnologias digitais, devem proporcionar uma prática pedagógica empreendedora que impulsione a inovação, cultive uma atitude positiva em relação ao crescimento, tanto pessoal quanto profissional, bem como com a capacidade de assumir riscos, adaptar-se e transformar ideias em ações.

 

Objetivos do Curso

 

O curso de Especialização para Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora segue os mesmos objetivos centrais do Programa Digitvs, que o rege, os quais são:

 

  1. Formar o professor, no âmbito da realidade escolar, para mediar ações pedagógicas e sociais éticas e interativas, adequadas aos documentos legais, que favoreçam a aprendizagem significativa e ativa dos estudantes, desenvolvendo uma mentalidade empreendedora e criativa, com a consciência de que o aprender é um processo perene, que atinge todos os aspectos da vida.

 

  1. Orientar e capacitar o professor para o planejamento pedagógico, com base numa visão empreendedora e no uso de recursos de tecnologias digitais, de forma personalizada, contínua e objetivamente aplicável aos discentes.  

 

  1. Desenvolver as habilidades didático-pedagógicas, tecnológicas e comunicativas dos docentes para que sejam capazes de mediar, em classe, processos de diálogo, reflexão coletiva, compartilhamento e interação atualizados, eficientes, criativos.

 

Período e periodicidade: 

O curso será realizado na modalidade EAD online. As aulas serão realizadas duas vezes por semana, em encontros síncronos, e as demais ações, em encontros assíncronos, atividades, videoaulas, telas narradas e atividades.

Os encontros síncronos serão de 4 horas, sempre aos sábados. 13 disciplinas, 12 disciplinas teórico-práticas de 30 h/a e 01 disciplina de prática pedagógica no modelo de estudo de caso, com 60 h/a.

O curso terá oficinas presenciais, para qualificação digital, a partir de diagnóstico prévio do público alvo, em eventos integrados ao programa Acadêmico

 

Trabalho de conclusão

O trabalho de final de curso é um estudo de caso sobre a aplicabilidade da educação empreendedora em sala de aula.

 

Investimento:

Contatar com Comercial

 

Lista de professores:

Ana Maria de Souza Mell

Claudia Deitos Giongo

Cristina Martins

Daiane Modelski

Gilca Lucena Kortmann

Guilherme Rovadoschi

Jonas Rodrigues Saraiva

Jussie Bittencourt Hahn

Mario Augusto Pool

Patrícia Souza de Matos Espíndula

Taieli Morales dos Santos Saraiva

Vinicius Mendes Lima

 


Disciplinas:

  • Ambientação: introdução à tecnologia e à metodologia Digitvs - 30h
  • Conceitos-chave para uma educação empreendedora no século XXI - 30h
  • Design Thinking, metodologias ativas e sua aplicação na educação - 30h
  • Ensino não presencial e híbrido - 30h
  • BNCC, empreendedorismo e estratégias pedagógicas Digitvs: transversalidade na educação - 30h
  • Objetos de aprendizagem audiovisual - 30h
  • Comunicação na educação empreendedor - 30h
  • Desenvolvimento de atitudes e competências empreendedoras - 30h
  • Objetos de aprendizagem gráficos - 30h
  • Objetos de aprendizagem gamificados - 30h
  • Habilidades para o perfil pessoal e profissional do futuro - 30h
  • Redes sociais na educação - 30h
  • Projeto Integrador - 60h

Carga horária total - 420h

Mário Augusto Pool

Coordenador(a) do Curso

Mário Augusto Pool

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