Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora

Coordenação: Instituto Educacional Essência do Saber

Coordenador: Mário Augusto Pool

Apresentação do curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, intitulado Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora, oferecido na modalidade a distância, com turma corporativa exclusiva para os professores de cada localidade, é coordenado pelo Instituto Educacional Essência do Saber, em parceria com a Faculdade Mário Quintana — FAMAQUI, e oferecido dentro do Programa Digitvs de formação docente para turmas In Company.

O Programa Digitvs, braço do Instituto, promove a formação e a qualificação docente para enfrentar os desafios da educação contemporânea, com uma metodologia própria, que parte de um amplo diagnóstico e volta seus olhos para as características de cada grupo de professor, de cada escola, de cada município, de cada região e cultura.

O Programa personalizado propõe uma estratégia pedagógica ampla e inteligente, capaz de promover a formação continuada, sem desrespeitar a individualidade do professor, seu ritmo de aprendizagem, suas potencialidades e saberes já consolidados. Professores e estudantes devem seguir a mesma trilha, pois têm a mesma importância no escopo do processo de educação escolar. Ambos necessitam crescer continuamente, com uma capacitação continuada e não fragmentada. Ambos necessitam de aprimoramento e capacitação para os novos tempos. E exigem um contínuo, permanente e intenso aprendizado.

O fato é que crianças e adolescentes já não são os mesmos de séculos e décadas atrás. Agora, o elemento primordial de eficiência para o ensino-aprendizagem é a INTERAÇÃO. O Programa acredita que estudantes apresentam aproveitamento muito melhor, quanto maior for a sua interação com o meio e os agentes educacionais, quando ele não for um elemento passivo em sala de aula, e quando perceber que seu processo educativo interage com o seu mundo e lhe possibilita crescer e empreender novos projetos de vida.

Neste sentido o relatório confiado pela UNESCO à Comissão Internacional em Educação no Século XXI definiu os quatro pilares da educação moderna são:

a) Aprender a conhecer.
b) Aprender a fazer.
c) Aprender a conviver.
d) Aprender a ser.

Assim, a comunicação, em interseção com as tecnologias digitais, devem proporcionar uma prática pedagógica empreendedora que impulsione a inovação, cultive uma atitude positiva em relação ao crescimento, tanto pessoal quanto profissional, bem como com a capacidade de assumir riscos, adaptar-se e transformar ideias em ações.

Objetivos do Curso

O curso de Especialização para Proficiência em Tecnologias Digitais para uma Educação Empreendedora segue os mesmos objetivos centrais do Programa Digitvs, que o rege, os quais são:

1. Formar o professor, no âmbito da realidade escolar, para mediar ações pedagógicas e sociais éticas e interativas, adequadas aos documentos legais, que favoreçam a aprendizagem significativa e ativa dos estudantes, desenvolvendo uma mentalidade empreendedora e criativa, com a consciência de que o aprender é um processo perene, que atinge todos os aspectos da vida.

1. Orientar e capacitar o professor para o planejamento pedagógico, com base numa visão empreendedora e no uso de recursos de tecnologias digitais, de forma personalizada, contínua e objetivamente aplicável aos discentes.

1. Desenvolver as habilidades didático-pedagógicas, tecnológicas e comunicativas dos docentes para que sejam capazes de mediar, em classe, processos de diálogo, reflexão coletiva, compartilhamento e interação atualizados, eficientes, criativos.

Período e periodicidade:

O curso será realizado na modalidade EAD online. As aulas serão realizadas duas vezes por semana, em encontros síncronos, e as demais ações, em encontros assíncronos, atividades, videoaulas, telas narradas e atividades.

Os encontros síncronos serão de 4 horas, sempre aos sábados. 13 disciplinas, 12 disciplinas teórico-práticas de 30 h/a e 01 disciplina de prática pedagógica no modelo de estudo de caso, com 60 h/a.

O curso terá oficinas presenciais, para qualificação digital, a partir de diagnóstico prévio do público alvo, em eventos integrados ao programa Acadêmico

Trabalho de conclusão

O trabalho de final de curso é um estudo de caso sobre a aplicabilidade da educação empreendedora em sala de aula.

Investimento:

Contatar com Comercial

Lista de professores:

Ana Maria de Souza Mell

Claudia Deitos Giongo

Cristina Martins

Daiane Modelski

Gilca Lucena Kortmann

Guilherme Rovadoschi

Jonas Rodrigues Saraiva

Jussie Bittencourt Hahn

Mario Augusto Pool