Estudo de um plano de negócios para o Microempreendedor Individual, utilizando o Método Canvas
Resumo
Este trabalho realiza um estudo de um plano de negócios para o microempreendedor individual,
utilizando o método Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, onde teve-se como
questão direcionadora se era possível realizar um plano de negócios eficaz considerando a
simplicidade que norteia a realidade dos microempreendedores individuais utilizando o método
Canvas. Este método é intuitivo e autodidático, o que pode facilitar para a realização de um
plano de negócios para os empreendedores que possuem pouco ou nenhum conhecimento em
gestão organizacional. Este estudo tem como objetivo geral, propor o uso do método Canvas
para a realização de um plano de negócios para o Microempreendedor Individual, e para atingir
este objetivo foi realizado um estudo bibliográfico e uma pesquisa qualitativa. Primeiramente
é realizado a revisão da literatura sobre o plano de negócio, as estratégias e as ferramentas de
gestão relevantes para a realização deste estudo, após apresenta-se o método Canvas, onde
apresentou-se os nove blocos de que é composto (proposta de valor, segmento de cliente, canais,
relacionamento com clientes, recursos principais, atividades principais, parceiros principais,
estrutura de custos e fontes de receita) os quais, comtemplam as principais informações para a
elaboração de um plano de negócio. Após, com base na legislação nacional vigente é
caracterizado o microempreendedor individual. Por fim, é realizado as considerações da autora
propondo o uso do método baseada no estudo realizado.
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