Curso
Modalidade
Turno
Tempo de curso
Carga Horária
INÍCIO DA PRÓXIMA TURMA:
22 de Agosto de 2025
Estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Estimulação Precoce e Assessoria da Clínica em Tempo, em parceria com a FAMAQUI, com início previsto para 22 de agosto de 2025 - turma 2025-2027 -
A formação será oferecida em formato online, com seminários mensais, remotos, interativos e ao vivo, realizados nas seguintes datas e horários: sextas-feiras, das 19h às 22h; sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Nosso corpo docente é composto por professores renomados e com ampla experiência na área da primeiríssima infância, garantindo uma formação sólida, atualizada e comprometida com a ética da Psicanálise.
Entrando na quarta edição do curso, até o momento a Pós Graduação em Estimulação Precoce e Assessoria formou mais de 60 profissionais qualificados como terapeutas em Estimulação Precoce. Esses profissionais estarao aptos a atuar em clínicas, APAEs e atendimentos terapêuticos à crianças de 0-3 anos de idade com dificuldades no desenvolvimento.
Ao final do curso, os participantes também recebem a certificação em Assessoria de Inclusão, e estarão capacitados a atuar em instituições de Educação Infantil, Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEs) e equipes interdisciplinares de saúde para crianças pequenas.
Nosso programa adota uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na atuação de um terapeuta de referência, com conhecimentos integrados nas áreas de psicomotricidade, linguagem, cognição, atividades de vida diária, socialização, aprendizagem, psicanálise e psicologia. A proposta formativa é compreender o desenvolvimento do bebê e da criança pequena a partir de sua constituição psíquica singular.
Um dos diferenciais da nossa pós-graduação é a utilização do DEEB – Dispositivo do Educador Estruturante de Bebês. Trata-se de uma metodologia inovadora que permite a construção de intervenções estruturantes envolvendo terapeutas, bebês, familiares e educadores, com foco na singularidade de cada criança e nas formas de interação com seus pares.
Essa proposta visa, não apenas intervir nos casos de entraves estruturais, mas também incluir os pequenos em suas redes de convivência – como os pares nos berçários – favorecendo trocas psíquicas que contribuem para o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
A Pós-Graduação em nível de Especialização em Estimulação Precoce e Assessoria se propõe à formação interdisciplinar de profissionais da área da saúde e da educação, nas áreas da estimulação precoce e da assessoria à educação infantil. O curso terá um caráter híbrido, COM TODOS OS SEMINÁRIOS ONLINE (sincronas), as quais serão divididas em aulas teóricas e observações práticas. A apresentação de trabalhos será online ou em presença, ao final de cada módulo, conforme localidade do aluno. A base teórica do curso está sustentada por pressupostos éticos da Estimulação Precoce e da Psicanálise.
A Especialização em ESTIMULAÇÃO PRECOCE e ASSESSORIA ampara-se nas seguintes bases legais:
Profissionais com curso superior em licenciaturas ou bacharelados nas áreas da saúde e da educação.
A carga horária do Curso é de 399 horas compostas por Disciplinas, Seminários Integradores, Práticas, atividades assincronas e artigos.
Encontro mensal.
Sextas à noite; sábados manhã e tarde.
Para a matrícula serão necessários:
A certificação na modalidade de Pós-Graduação MBA em Estimulação Precoce e Assessoria será conferida pela FAMAQUI por meio da Secretaria Acadêmica mediante o cumprimento das exigências do Curso pelos estudantes. A certificação atenderá os termos da Resolução CNE/CES n°. 01/2007
Taxa de matrícula no valor de R$150,00
Mensalidades: 21x de R$456,00
Descontos de 10% para pagamento à vista ou pagamento em dia.
https://integracaodosanjos.wordpress.com/
https://www.facebook.com/CrecheTopoGigio/
Dorisnei Jornada da Rosa : É psicóloga graduada pela PUCRS; psicanalista e sócia criadora da Clínica Em Tempo, sendo analista e terapeuta em Estimulação Precoce de bebês e crianças pequenas com transtorno de desenvolvimento e riscos psíquicos (2019/ atual); membro praticante da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA/atual); analista de crianças e adultos na Nova Clínica na APPOA (2016-2018); analista em consultório particular (2008-2019); analista do Serviço de Atendimento Clínico da APPOA (2008-2016); assessora de inclusão (1991-2022); psicanalista de crianças da Clínica Interdisciplinar Maud Mannoni (2004); psicanalista da Clínica Palavra Viva (2005-2013); professora da Escola Factum de Psicologia e ministrante da disciplina Técnicas de Comunicação (2003 a 2006); Criou o Serviço de Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial nas escolas especiais Tristão Sucupira Vianna (1990) e E.M. Especial Lygia Morrone Averbuck (1998); criadora e coordenadora do Serviço de Educação Precoce no HMIPV na UTI Neonatal (1994); precursora do Assessoramento EP/PI à Educação Infantil (1991) da SMED/POA-RS; terapeuta em estimulação precoce; pedagoga especial; trabalhadora em Educação Precoce na Escola Municipal Lygia Morrone Averbuck, com bebês de 0-3 anos com problemas de desenvolvimento; assessora de Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial nas escolas infantis da Prefeitura de Porto Alegre (1991-2015); aluna PEC do Mestrado de Pós-Graduação em Psicanálise iniciado em 2015; professora convidada do Pós em Educação Inclusiva da Unilasalle de Canoas, RS, para ministrar aulas e supervisão de artigos (2013 a 2015). Em 2016 ingressou no mestrado no PPG/UFRGS em Psicanálise Clínica e Cultura, com a proposta de pesquisar as posições discursivas dos educadores de berçário que trabalham com bebês com sinais de Autismo Precoce. Em 2018 concluiu o Mestrado no PPPG/UFRGS, sendo Mestre com Louvor, sob supervisão da Dra. Andrea Gabriela Ferrari, com a pesquisa: "O educador e a Assessoria EP/PI de Porto Alegre, em cena na prevenção do Autismo". Participa como pesquisadora da pesquisa "AP3/ Avaliação Psicanalítica aos 3 anos de crianças acompanhadas pela Metodologia IRDI" (2016-2018) e iniciou em 2018-2022/atual sua participação no projeto da metodologia IRDI a escolas infantis conveniadas, pela orientação do grupo de pesquisa, orientado pelas professoras Milena Silva e Andrea Ferrari/ NEPIS/UFRGS. Foi professora, criadora e coordenadora do Pós de Estimulação Precoce e Assessoria na Faculdade de Educação Física SOGIPA de POA/RS. Autora do livro: "O educador e a assessoria EP/PI: "Uma intervenção psicanalítica com crianças pequenas com sinais de autismo", lançado em 2019 pela Editora Apris. Sócia-criadora, coordenadora e participante dos Estudos Avançados de Estimulação Precoce em Assessoria da Clínica Em Tempo, 2020. Sócia-criadora e participante dos Debates Interdisciplinares I, II, II, IV, V, VI,VII, VIII e IX da Clínica Em tempo em 2020. . Organizadora e co-autora de dois artigos do e-book: Estimulação Precoce e Assessoria: Discursos em cena/ livro da coletânea com 18 artigos de alunos do I Pós-graduação de EP e Assessoria /Editora Consultor Editorial/2020/POA. organizadora e co-autora do livro:estimulação precoce e Assessoria: Clínica de Bebês e educação Infantil 2024. Coordenadora Pedagógica e professora dos Pós-Graduação de EP e Assessoria da FAMAQUI 2021/2023 e 2023-2025. Doutora em Educação/FACED/UFRGS.
Beatriz Kauri dos Reis: É psicanalista Membro da Appoa Psicóloga. Foi integrante do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre , com atendimento a crianças e adolescentes com problemas de desenvolvimento. Socia-membro da Clinica em Tempo Psicanalista de adultos e adolescentes da Clínica em Tempo Assessora de inclusão a educação infantil da Clínica em Tempo. Fez Mestrado na UFRGS em Psicologia Social e Institucional.
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